O que é Inbound Marketing? Descubra todos os benefícios para o seu negócio.

Descubra tudo que você sempre quis saber sobre Inbound Marketing e comece agora mesmo a atrair clientes em potencial para seu negócio.

Se pararmos para reparar, não é difícil perceber que o mundo mudou. Junto com ele, o comportamento dos consumidores e, consequentemente, a forma de fazer marketing também passaram por modificações. Hoje em dia, as pessoas não querem mais ser incomodadas por propagandas que não são de seu interesse. Diante disso, as empresas precisam criar outras formas de atrair e conquistar clientes e é disso que se trata Inbound Marketing.

Inbound Marketing – também conhecido como Marketing de Atração – é um conjunto de estratégias com foco em atrair e converter clientes de forma espontânea. Ou seja, essa técnica de marketing se baseia em chamar atenção e ganhar o interesse das pessoas no lugar de simplesmente interrompê-las, como ocorre nas mídias tradicionais.

Inbound Marketing ≠ Outbound Marketing

  • Inbound Marketing – também conhecido como Marketing de Atração – é um conjunto de estratégias com foco em atrair e converter clientes de forma espontânea. Ou seja, essa técnica de marketing se baseia em chamar atenção e ganhar o interesse das pessoas no lugar de simplesmente interrompê-las, como ocorre nas mídias tradicionais. Aqui, se visa sempre oferecer conteúdo que seja interessante para que o público vá atrás de sua mensagem e não o contrário.
  • O Outbound Marketing – também conhecido como Marketing de Interrupção – está presente nos anúncios que interrompem o consumidor, o que acontece em mídias como: jornais, revistas, redes sociais, comerciais de tv, etc. Ou seja, sempre que sua mensagem atrapalha uma pessoa que está assistindo um programa de televisão ou rádio, por exemplo, estará utilizando essa técnica.

Confira alguns benefícios do Inbound Marketing:

  • Redução do custo de aquisição de cliente;
  • Maior engajamento dos consumidores com a sua marca;
  • Aumento da visibilidade da marca;
  • Atração de clientes em potencial;
  • Melhor taxa de conversão;
  • Mensuração de resultados em tempo real.

Não ter uma estratégia de Marketing de Atração para sua empresa pode ser um fator determinante para sair na frente da concorrência.

Como funciona?

Você já descobriu que essa estratégia de marketing pode garantir diversas vantagens para sua empresa, mas como aplicá-la?

O Inbound Marketing é dividido em 4 partes:

1 – Atrair

Nessa etapa, o objetivo não é atrair o máximo de pessoas que pudermos, mas atrair as pessoas certas para seu negócio. Ou seja, gerar o que chamamos tráfego qualificado, que tem mais chance de obter sucesso e resultar em venda.

Como atrair esses clientes em potencial? Através de conteúdo próprio e de qualidade, que pode podem ser oferecidos de diferentes formas:

  • Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é um dos principais pilares do Inbound Marketing. Quando o conteúdo é bem desenvolvido e corretamente direcionado se torna uma das principais ferramentas nessa estratégia de marketing, atraindo, convertendo e cativando os clientes.

  • Blog

O Blog é uma das principais formas de utilizar conteúdo para atrair pessoas. Porém, para aproveitar o seu potencial máximo, é preciso definir quem são as suas personas e criar conteúdos que sejam interessantes para elas, educando, tirando dúvidas e as conquistando.

  • Site

É através do site que as pessoas tomam conhecimento sobre a empresa e seus produtos ou serviços. Assim, elas podem descobrir como você vai solucionar seus problemas.

  • SEO

Os sites e páginas que aparecem nos primeiros resultados dos buscadores costumam ser muito mais acessados, por isso SEO é tão importante para atrair clientes em potencial. Essa estratégia auxilia a ranquear melhor sua marca nos buscadores.

  • Redes Sociais

As redes sociais possibilitam o compartilhamento de conteúdos do blog e site, gerando mais tráfego. Além disso, devido à facilidade de interação, elas ajudam a estreitar o relacionamento com o cliente.

 2 – Converter

Nessa etapa, o principal objetivo é fazer com que os visitantes se tornem leads. Para que isso aconteça é necessário que a empresa colete os nomes e contatos desses consumidores. Uma excelente forma de conseguir isso é oferecer algum conteúdo interessante (e-book, infográfico etc). Uma ferramenta muito eficaz para ser utilizada é a landing page: uma página online, onde o material que está sendo oferecido fica disponível para download. É aqui que os dados dos consumidores são obtidos.

3 – Vender

Após os visitantes serem transformados em leads, o objetivo é fechar vendas. Afinal, toda a ação de gerar e nutrir leads tem a finalidade de buscar oportunidades positivas para sua empresa. Nessa etapa, se torna necessário avaliar em qual estágio o consumidor está para poder concluir a venda. E se o visitante vira lead, mas não vira cliente? Uma boa é utilizar o e-mail para oferecer mais conteúdos relevantes. Assim, você cria credibilidade com o seu lead e ainda o ajuda até ficar preparado para a compra.

4 – Encantar

É nessa etapa que ocorre a fidelização dos clientes. Muitas vezes, após a compra ser finalizada, as empresas não dedicam tanta atenção ao pós-venda como deveriam, sendo absurdamente prejudicial para a marca. Por isso, essa etapa é tão importante. É necessário encantar os clientes para conquistá-lo de forma mais duradoura.

Uma dica é ter muita atenção com o atendimento. O cliente precisa sentir que pode contar com você a qualquer momento. Que não será deixado na mão. Algo que otimiza o atendimento é a utilização das mídias sociais. Elas oferecem a possibilidade de atender as questões dos clientes a qualquer momento.

Após ler esse artigo, você já conhece um pouco sobre o Inbound Marketing. Porém, ainda há muito para e falar sobre essa estratégia, mas isso será tema para outros posts. Enquanto isso, você já pode começar a obter os benefícios dessa estratégia de Marketing na sua empresa.

Esperamos que a leitura tenha sido esclarecedora. Se tiver alguma dúvida ou quiser uma ajudinha para implementar o Inbound Marketing em sua empresa é só entrar em contato com a gente!

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