Você sabe o que são técnicas de vendas? De forma simples e objetiva, a técnica de vendas são mecanismos que são aplicados, para aumentar as suas vendas, com base na análise do comportamento dos seus clientes.
A técnica de venda vai muito além do que convencer o seu cliente, mas, perceber as suas necessidades enquanto consumidor, para que ele veja o que você tem como algo de valor, e que lhe será útil de alguma forma.
Confira agora quatro técnicas de vendas que vão te dar uma nova visão em como você pode impactar o seu cliente com o seu negócio.
Se importe com a pré-venda
Antes da venda, é importante estar atento a fase de preparação da venda, pois é neste momento em que você conseguirá entender o perfil do cliente, e dessa forma, saberá utilizar a abordagem correta.
Como entender o perfil do cliente?
- Através da coleta de dados, ou seja, conhecendo sua idade, profissão, estado civil, formação acadêmica, entre outras informações que possam ajudar no direcionamento de vendas;
- Se fazendo presente no canal que o seu cliente mais acessa, seja por meio de sites ou redes sociais.
Identifique as dores e desafios do seu público
Conhecer as “dores” do cliente é um ponto chave para saber oferecer o que ele precisa para “sarar” aquela dor. Muitas vezes pode acontecer do próprio público não conhecer a própria dor. Porém, se você realizar um estudo do perfil de cada cliente, será possível identificar suas necessidades, e assim, oferecer o produto ou serviço que atenda a essa dor.
Como exemplo, podemos citar um lead que possui um escritório de contabilidade. Sua maior dor pode ser a confecção e gestão de contratos com seus clientes, e até mesmo o aborrecimento com tarefas manuais.
Se você está vendendo uma tecnologia que o ajuda no dia a dia, precisa listar essas questões e encontrar os pontos exatos em que o produto resolve o problema do cliente e traz satisfação. Assim, fica muito mais fácil aliviar as dores do lead com a solução que ele precisa.
Contato em até 5 minutos
A técnica de contato em até 5 minutos se baseia no fato de que quanto antes você contatar um lead, mais chances terá de fechar uma venda. Dessa forma, é o contato rápido que será o diferencial.
De acordo com um estudo de otimização de vendas da, as chances de sucesso caem conforme o tempo passa após o cadastro ou interação do consumidor. Sendo assim, assim que seu possível cliente tiver contato com o seu produto ou serviço, quanto mais rápido você conseguir falar com ele, maiores são as chances de se efetivar a venda ou a contratação do seu serviço.
Conforme o estudo, essa é a relação entre a taxa de sucesso e o tempo decorrido:
1 minuto: 391%
2 minutos: 160%
3 minutos: 98%
30 minutos: 62%
1 hora: 36%
5 horas: 24%
24 horas: 17%.
Como se pode perceber, quanto mais o tempo passou, diminuíram as chances de efetivação da venda. E porque isso acontece? É bem simples entender esse comportamento, o lead está muito mais propenso a comprar nos primeiros minutos após interagir com a sua empresa e se interessar pelos produtos e serviços.
Sendo assim, conforme o tempo vai passando, aquele impulso de compra vai diminuindo e o consumidor até se esquece de que contatou a empresa, com tantas outras prioridades e informações disputando sua atenção.
Por isso, a técnica do contato em até 5 minutos aumenta consideravelmente as chances de fechar a venda. Quando receber um lead, não pense duas vezes: entre em contato imediatamente, antes que ele perca o interesse no que você tem a oferecer.
Como é possível entrar em contato? Tendo formulários de preenchimento de contato é uma boa estratégia para contatar o possível cliente e fornecer mais informações para ele que possa demonstrar que você tem a solução para a sua dor.
Oferecer menos, muitas vezes vale mais
Com tantas opções de produtos e serviços existentes no mercado, é comum que os vendedores tentem persuadir o cliente ressaltando as inúmeras vantagens e funcionalidades da solução.
Porém, também precisamos pensar que muitas vezes o cliente está sobrecarregado de informações, e quer informações mais práticas e eficientes ao que ele precisa naquele momento.
Em outras palavras, é excluir a enrolação, e ir direto ao ponto em relação aos benefícios do produto e simplificar ao máximo o discurso para facilitar a compreensão do cliente.
Isso não quer dizer que você estará desqualificando seus serviços ou produto, mas mostrando suas funcionalidades de forma mais simples ao cliente, sem usar termos técnicos difíceis, mas mostrando na prática no que aquilo vai ajuda-lo de verdade, sem complicações.